SLS – A INFELIZ PIADA

Foguete SLS Chega Atrasado Assim Como Airbus A380

 

Assim como Airbus A380, mesmo sendo uma máquina excelente, chegou atrasado historicamente falando, isso também está acontecendo com o Foguete SLS (do Inglês Space Launch System = Sistema de Lançamento Espacial), da NASA, fabricado pela United Launch Alliance – (ULA)e Northrop Grumman que, na primeira década dos anos 2000, seria perfeitamente aceitável.
 
A ULA é uma empresa norte-americana que surgiu da união da Lockheed Martin e da Boeing.

 

A SpaceX está, de tabela por assim dizer, derrubando um esquema antigo que vem prevalecendo ativo há décadas que é o de estender ao máximo o tempo de desenvolvimento de um novo sistema como, por exemplo, a Cápsula Orion que teve o início do seu desenvolvimento em 2006, sim amigos, a Cápsula Orion já tem agora 15 anos de idade, só voou ao espaço uma única vez em 2014 em um voo não tripulado, custando para a NASA, um total de U$ 23 Bilhões de Dólares.
 
Com o Foguete SLS não é diferente, quando o Programa Constellation foi cancelado em 2010 durante a administração do então Presidente Obama, e também com a aposentadoria dos Ônibus Espaciais (Space Shuttle) em 2011, a NASA perdeu um montante importante em sua receita governamental orçamentária que foi quando alguém de dentro dela teve a ideia de juntar as renderizações do foguete do Programa Constellation implementando algumas partes do sistema de lançamento dos Ônibus Espaciais e assim, ainda em 2011, nasceu a ideia do Foguete SLS, que na época teve o seu custo total de desenvolvimento estimado entre U$ 18,3 e 22,8 Bilhões de Dólares, e com isso em mãos a NASA imediatamente anunciou o Programa Artemis!

Isso trouxe de volta para a NASA, novos investimentos bilionários afim de sustentar o desenvolvimento não apenas do seu novo Foguete SLS como também o próprio Programa Artemis em si que teria como meta levar a primeira mulher, o primeiro homem de cor e ser humano de volta, à superfície da Lua!

Ainda assim, ao invés  de desenvolverem um foguete novo, do zero, em uma infinita ganância, na tentativa de economizarem, fizeram uma mistura reaproveitando remanescentes do projeto do Foguete Ares V do antigo Programa Constellation com o Ônibus Espacial, o que deveria acelerar ainda mais o seu desenvolvimento já que não partiria do zero.

O que parecia ser mais viável, se mostrou mais complexo do que parecia logo de início, a Northrop Grumman não conseguiu simplesmente adaptar os módulos de combustível sólidos para o SLS e teve que desenvolvê-los do zero e o mesmo aconteceu com o tanque de combustível líquido central do SLS que a ULA tentou adaptar e também não conseguiu, passando pelo mesmo problema que a Northrop Grumman, fazendo assim, os gastos ultrapassarem as previsões iniciais e também os valores recebidos pela NASA até então, forçando o governo dos Estados Unidos a liberarem muito mais verbas para dar continuidade ao desenvolvimento não só do SLS mas como também do próprio Programa Artemis.
 
Isso vem tornando o SLS uma verdadeira piada nos Estados Unidos e já estão usando a sigla do nome do foguete de memes como por exemplo, Sistema de Lançamento do Senado (Senate Launch System) ou Sistema Super Atrasado (Super Late System).
 
Assim pode-se dizer até que a Boeing não está realmente interessada em tornar o acesso ao espaço mais acessível para a humanidade e nem muito menos tornar a raça humana multiplanetária, na verdade, pelo que parece, diante dos fatos, pode-se dizer que a Boeing só quer mesmo é ganhar dinheiro com isso tudo!
 
Então, em aproximadamente 20 anos, a NASA recebeu algo em torno de U$ 20 Bilhões de Dólares por um foguete que não voou uma única vez sequer nesse tempo todo, Até Hoje?
 
A SpaceX vem demonstrando o quanto pode ser feito, em muito menos tempo e por muito menos dinheiro!

Como exemplo, o desenvolvimento da Starship teve início em julho de 2018, quando Boca Chica no Texas era praticamente um terreno vazio e a SpaceX começou a construir ali o seu complexo industrial que daria início a produção dos protótipos do seu Programa Starship!

E todos estamos vendo o quanto a SpaceX avançou em apenas 3 anos, inúmeros protótipos da Starship já alçaram voo e o próximo deverá não só ir ao espaço mas como também já deve entrar em órbita!
 
Temos que agradecer por existir uma empresa como a SpaceX que realmente quer nos tornar uma raça multiplanetária e quer garantir para nós assim, um futuro, no espaço!

Contribua Com Nosso Projeto:
SpaceXBrasil.com.br/Contribua/

Fonte (Vídeo em Inglês):

Autor:
CCJ
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo