BLUE ORIGIN FORA DO HLS

Congresso Americano Nega Pedido Da Blue Origin

 

O Governo Norte-Americano negou o pedido da Blue Origin ao Congresso de liberar mais U$ 10 Bilhões de Dólares para integrar o Programa Artemis da NASA afim dela finalmente poder contratar “uma segunda opção” de Veículo Pousador Lunar (Lander = HLS) a fim de dividir igualmente essa responsabilidade com a Versão Lunar (Lunar Lander) da Starship da SpaceX que já havia sido escolhida e contratada para este fim.

Com isso, a empresa de Jeff Bezos agora só tem chance de ver o seu Lander pousar na Lua caso ele se ofereça para financiar totalmente o seu desenvolvimento porém, como na verdade boa parte do dinheiro necessário viria de outras empresas, dificilmente isso vai acontecer.

Jeff Bezos está tão obcecado para fazer parte do Programa Artemis que, sendo ele o homem mais rico do planeta pelo menos no momento da publicação dessa postagem, está arriscado ele abraçar essa empreitada, ele mesmo já falou que não é que ele quer “roubar” ou “tomar” a vaga que a SpaceX já conquistou nesse programa da NASA, ele não quer tirar a SpaceX, não quer que ela saia pra ele poder entrar, Não É Isso, o que ele quer é que a NASA escolha uma segunda opção, ele alega muitos riscos no “plano” da NASA de ela ter escolhido apenas uma opção de Lander.

Por outro lado, acontece que a NASA simplesmente não tem esse poder de escolha devido ao orçamento limitado liberado pelo Congresso, valor esse que foi de U$ 2,9 Bilhões de Dólares (já destinados à SpaceX uma vez que ela ganhou essa licitação).

A SpaceX conseguiu ajustar o valor estimado do desenvolvimento da nave “HLS” a esse montante pois era o que a NASA tinha em mãos para ser investido no HLS enquanto a empresa de Bezos tem um projeto estimado em algo por volta dos U$ 6 Bilhões de Dólares, por isso a Blue Origin e a NASA pediram ao Congresso para que fosse liberado mais dinheiro.

Devemos nos preocupar com o fato da NASA ter podido escolher apenas a SpaceX? Com certeza não! Se tomarmos como base de comparação que situação semelhante aconteceu no desenvolvimento do Programa Tripulado (Crew Program), veremos que de fato não precisamos nos preocupar, muito pelo contrário, o contribuinte norte-americano deve ter ficado feliz da vida com essa negação do Congresso do país deles!

Na época da licitação do Programa Tripulado a SpaceX recebeu U$ 2.6 Bilhões de Dólares enquanto a Boeing recebeu U$ 4.6 Bilhões, a SpaceX desenvolveu a Cápsula Dragon nas versões de Carga (Cargo Dragon) e Tripulada (Crew Dragon) que já voam fazendo missões para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em Inglês) há anos no caso da Cargo Dragon e há mais de 1 ano no caso da Crew Dragon enquanto a Cápsula Starliner que vem sendo desenvolvida pela Boeing, até hoje, mesmo tendo tido seu desenvolvimento iniciado juntamente com a SpaceX quando ela também começou a desenvolver a Dragon, só fez um único voo, não tripulado e que por pouco não acaba num desastre!

Fora que até o momento da publicação dessa postagem ela ainda não voou novamente pois todas as vezes que tentam lançá-la, vários e vários problemas são detectados e não só impedem o planejamento de um novo lançamento como também resulta em meses e meses de atraso.

Perante tudo isso, fica claro que muito provavelmente a NASA e o Governo Americano, sem sombra de dúvidas, economizaram U$ 10 Bilhões de Dólares dos contribuintes norte-americanos e fica claro também que a existência da SpaceX é uma Bênção pra NASA!


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Fonte (Vídeo em Inglês):

Autor:

CCJ

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